O Ecossistema para Startups na Cidade de São Paulo e no Mundo

Essa semana a Startup Compass publicou o relatório ‘2015 Global Startup Ecosystem Ranking’. No relatório, a cidade de São Paulo aparece em 12º lugar dentre os 20 principais ecossistemas de startups do mundo. Em primeiro lugar, não surpreendentemente ficou o Vale do Silício, nos EUA, seguido da cidade de Nova Iorque.

São Paulo avançou 1 posição desde o último relatório, de 2012, o que representa uma melhoria na criação de condições e oportunidades para as startups da cidade. Porém com obstáculos bem conhecidos pelos empreendedores do país. Dentre os principais fatores considerados como entraves ou barreiras para uma maior competitividade da cidade de São Paulo como um ecossistema propício à inovação estão o excesso de normas e procedimentos para iniciar uma startup, o peso tributário e o alto custo para ter um local de trabalho.

Os entraves à competitividade destacados pelo estudo em questão vão de encontro ao disposto nos artigos 182 a 185 do Plano Diretor de São Paulo (Lei Municipal n.º 16.050, de 31 de julho de 2014), que versa sobre incentivos para empresas e profissionais de desenvolvimento de aplicativos e softwares, design, moda, arquitetura, publicidade, artes plásticas e visuais, dentre outros. São exemplos de incentivos previstos no Plano Diretor a desburocratização para emissão de alvarás, a redução de alíquota ou isenção de ISS e a cessão gratuita de imóveis públicos para espaços de coworking. 

O BFAP acompanha as constantes alterações legislativas que podem impactar positiva ou negativamente os serviços criativos, bem como encontra-se apto a assessorar juridicamente a estruturação de projetos específicos.

Tem uma startup, ou pensando em fundar uma, e procurando ajuda legal? Entre em contato com nosso departamento de Conteúdos Criativos para:

  • Assessoria jurídica para estruturação do negócio
  • Elaboração e revisão de contratos
  • Constituições de empresas (startups) ou associações civis
  • Registro de marcas
  • Registro de domínios eletrônicos
  • Proteção de direitos autorais
  • Elaboração de projetos para participação em editais de fomento

Foto de: Heisenberg Media